sábado, 27 de julho de 2013

Opinião: As Crónicas de Nárnia



Opinião

Bem, como devem ter percebido não postei as opiniões a cerca dos livros da saga, mas não o fiz pois ao lê-los reparei que tornar-se-iam muito repetitivas e monótonas, por isso decidi escrever uma opinião global onde eu possa transmitir o meu ponto de vista sobre a obra como um todo sem me limitar a falar sobre um só livro. Deixo aqui também avisado que a opinião poderá conter alguns 'spoilers' e ser um pouco extensa. (:
Começo por expressar a enorme falta que irei sentir de ler esta saga, que me proporcionou tantos momentos de alegria, angústia e até tristeza, mas não posso deixar de referir a sensação de dever cumprido que senti ao terminar de ler "A Última Batalha". Todos os capítulos desta saga revelaram a mesma importância e a mesma contribuição para o magnífico e surpreendente desfecho que C.S. Lewis nos apresentou, porém, como já seria de se esperar uns episódios nos chamam mais atenção do que outros (sim, refiro-me aos livros como episódios pois acho que faz mais sentido, visto que se trata de uma história onde cada episódio nada tem a ver com o anterior ou o seguinte mas todos têm uma ligação no final).
Os episódios que mais me chamaram a atenção foram os clássicos "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa", "O Príncipe Cáspian" e claro, o desfecho de todas as histórias "A Última Batalha". Os dois primeiros que referi podemos vê-los também nas adaptações, que foram muito bem feitas mas não melhores que os livros, principalmente "O Príncipe Cáspian" que não foi muito fiel à obra original (mas isto é só um detalhe pois estou aqui para dar a minha opinião apenas sobre o livro).
Devo também deixar claro que mesmo sendo fã da saga tenho tentado avaliá-la imparcialmente, mesmo sendo um pouco difícil por isso o único "defeito" que consegui apontar ("defeito" pois é um aspeto que me incomodou muito pouco, mas pode não incomodar à mais ninguém) foi o facto de praticamente em todos os livros haver uma grande quantidade de momentos de descrição, sejam de espaços ou personagens, alguns nem tão indispensáveis, mas nada que atrapalhe ou torne a leitura cansativa.
Como já referi, mais de uma vez, gosto muito da saga por isso elogios não serão poupados ! Começando pela escrita envolvente do autor, que nos consegue realmente levar à Nárnia ou onde quer que seja, todas as personagens como sempre muito carismáticas e cada uma com a sua importância também contribuíram muito bem para o sucesso da saga. E por fim, como isto é uma opinião global não posso deixar de referir o final da história, que foi o mais surpreendente possível, nunca pensei que esta saga tivesse um final com tantas características juntas, intenso, alegre, triste, enfim, praticamente de tudo podemos experimentar. Reencontramos algumas das personagens que pensamos que não voltariam (daí a ligação entre todos os episódios no final) e pudemos tirar proveito de uma Nárnia muito diferente, mais viva, mais verdadeira e diria até mais possível para os leitores. O facto de Susan ter "traído" Nárnia foi bastante chocante para mim, mas penso que C.S. quisesse adaptar a obra à realidade e nos mostrar que nada é perfeito. De qualquer forma, nada foi mais chocante do que descobrir que Nárnia só se tornou mais viva pelo facto de os protagonistas estarem mortos, o que não foi um problema, apesar de chocante, o autor soube exatamente o momento perfeito para a revelação, sem dramas e tristezas desnecessárias.
Concluindo, a saga teve um fim justo, à sua altura e à altura do seu sucesso e neste momento não imaginaria um desfecho melhor, simplesmente original !  

Nenhum comentário:

Postar um comentário