quarta-feira, 27 de março de 2013

Opinião: As Crónicas de Nárnia - O Cavalo e o Seu Rapaz



Sinopse: 

Publicadas pela acção interna da história e não pela ordem cronológica em que foram escritas, «As Crónicas de Nárnia» prosseguem neste terceiro volume. Em O Cavalo e o Seu Rapaz, o jovem Xassta descobre que o seu pai adoptivo tem um plano horrendo: vendê-lo a um estranho homem. Triste e perdido, Xassta conhece um cavalo falante que lhe sugere fugirem juntos para Nárnia, o feliz reino onde as montanhas estão cobertas de urze e as dunas de tomilho, terra onde abundam os rios, os vales, as cavernas revestidas de musgos e as florestas profundas onde ressoam os martelos dos anões. «Uma hora de vida em Nárnia é melhor do que mil anos em qualquer outro lugar.» Na viagem enfrentam perigos constantes e conhecem Arávis, uma rapariga que também fugiu do mundo real e os acompanha até ao maravilhoso mundo. O terceiro de sete volumes que integra a série Nárnia, um clássico da literatura infanto-juvenil apreciado em todo o mundo. Absolutamente imperdível!

Opinião:

Não posso começar sem referir que sou uma eterna fã da saga, comecei por ver os filmes como a maioria das pessoas, penso eu, e depois quando tive a oportunidade comecei a lê-la também. Apesar de já ter visto todos os filmes eu pretendo ler todos os restantes livros, pois acho que a narração da saga é ótima e é das minhas favoritas, sem dúvida. 
Na minha opinião As Crónicas de Nárnia, é do tipo de livros que qualquer pessoa de qualquer idade deve ler, pois uma criança que leia irá interpretá-lo diferentemente de um adulto ou uma pessoa com uma maior maturidade e conhecimento. 
Referindo-me agora a esse volume, ignorando o resto da saga, é um bom livro, com muitas aventuras, momentos que nos tiram a respiração, e um pouco imprevisível, o que eu considero uma grande qualidade num livro. Entretanto, apesar de ter gostado muito do livro e me identificado bastante com muitas das personagens, não é o meu livro favorito na saga, pelo menos por enquanto. Um dos aspetos que eu mais gostei no livro foi podermos encontrar de novo o Mr. Tumnus, o fauno amigo de Lucy. Quem já viu os filmes sabe que como o segundo filme é o Príncipe Caspian, correspondente ao IV volume, não podemos vê-lo, e tive uma grande surpresa pois é uma das minhas personagens favoritas. 
Concluindo, no geral o livro é bastante entusiasmante e simples, mas com a mesma forma de escrita maravilhosa de C.S Lewis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário