quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Resultado - Passatempo "Ter alma é um cliché"

A vencedora do passatempo com a colaboração da Chiado Editora, que receberá o livro "Ter alma é um cliché" de Etta Pandora foi a seguidora Paula Miranda, de Lordelo - Guimarães.
Parabéns e obrigada por todas as participações.

Boas leituras !
--
Natália Duarte

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Sorteio "Ter alma é um cliché"

Olá leitores/as, amanhã termina o prazo para as participações, continuem a participar !
O resultado será divulgado às 22h00, fiquem atentos.
As participações só serão contabilizadas até às 21h00.

Boa sorte à todos !
--
Natália Duarte

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Opinião: A Metamorfose



Sinopse: 


"Quando Gregor Samsa despertou, certa manhã, de um sonho agitado viu que se transformara, durante o sono, numa espécie monstruosa de inseto."
É deste modo que Kafka inicia a história de Gregor Samsa, um sujeito que viu-se obrigado a se tornar um caixeiro-viajante, que deixou de ter vida própria para suportar financeiramente todas as despesas de casa.
Numa manhã, ao acordar para o trabalho, Gregor vê que transformou-se num inseto horrível com um "dorso duro e inúmeras patas". A princípio, as suas preocupações passam por pensamentos práticos relacionados com a sua metamorfose.
Depois, as preocupações passam para um estado mais psicológico e até mesmo sentimental. Gregor sente-se magoado pela repulsa dos pais perante a sua metamorfose. Apenas a irmã se digna a levar-lhe a alimentação, mas mesmo assim a repulsa e o medo também começam a se manifestar. A metamorfose de Gregor vai além da modificação física. É sobretudo uma alteração de comportamentos, atitudes, sentimentos e opiniões.
As atitudes dos pais perante o filho retratam ao leitor a ideia que este era apenas o "sustento" da casa. A metamorfose de Kafka não conta apenas a história de um homem que se transformou num inseto. É sobretudo uma história de alerta à sociedade e aos comportamentos humanos. Nesta história, Kafka presenteia-nos com a sua escrita sui generis, retratando o desespero do homem perante o absurdo do mundo.

Opinião:

"A Metamorfose" ou, como é também conhecido: um dos maiores clássicos da literatura à nível mundial. É claro que esse rótulo não foi atribuído por acaso, a forma como Kafka consegue prender-nos ao seu livro pelo meio da sua escrita brilhante e também pelas suas -muito bem conseguidas- metáforas. Não é fácil dar uma opinião a uma obra tão grandiosa como é conhecido, entretanto, reconheço a sua grandiosidade, as metáforas mesmo que não muito explicitas são bastante reveladoras. 
Kafka utiliza a transformação de Gregor Samsa num gigantesco inseto para evidenciar o seu pessimismo face aos seres humanos e o medo da perda de identidade. Foi uma forma bastante peculiar de representação, uma forma bastante diferente de criticar porém merece palmas pela originalidade e a expressividade contida no livro. Os aspectos que considerei mais fantásticos neste livro foi a força de Grete (irmã de Gregor), a forma como ela tenta lidar com a situação de seu irmão. Perante esta situação ela viu-se sozinha pois seus pais, já com uma certa idade, não podiam trabalhar e ela era demasiado nova para o fazer. Mas mesmo assim não desistiu pois viu que era necessário manter-se forte. O outro aspecto é como a perda da identidade de Gregor vai acontecendo de dia para dia pois ele acorda com a silhueta de um inseto numa manhã pois ainda sabe quem é, porém não leva muito tempo para que se habitue à ideia, entretanto a sua tristeza também aumenta, cada dia ele sente-se mais sozinho, e é uma experiência bastante interessante podermos ver um animal como este ter sentimentos tão humanos, mesmo considerando o facto de que ele já fora humano mas deixou de o ser. 
O obstáculo que podemos encontrar é que o livro é totalmente narrado na 3ª pessoa, e não por algum dos personagens o que torna um pouco mais complicado de entender quais são realmente as emoções que estão a ser transmitidas. Mesmo assim é um obstáculo fácil de ser ultrapassado e não dificulta muito a leitura. O livro continua a ter uma escrita fantástica e que nos prende. É uma obra a ser recomendada !

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Opinião: De Bagdade, com amor...



Sinopse: 

A dramática tentativa de resgatar um cão chamado Lava, que por sua vez irá salvar das feridas emocionais da guerra pelo menos um fuzileiro, o tenente-coronel Jay Kopelman...
Ao entrarem numa casa abandonada em Fallujah, no Iraque, alguns fuzileiros ouvem ruídos suspeitos, empunham as armas, contornam uma parede e preparam-se para abrir fogo.
O que encontram durante o ataque americano à "cidade mais perigosa do mundo," contudo, não é um rebelde apostado em vingar-se, mas um cachorrinho, abandonado durante a fuga da maior parte da população civil antes de começar o bombardeamento. Apesar da lei militar que os proíbe de ter animais de estimação, os fuzileiros tiram as pulgas ao cachorro com querosene, desparasitam-no com tabaco de mascar e empanturram-no com refeições de consumo imediato (RCI).
Inicia-se assim a dramática tentativa de resgatar um cão chamado Lava, que por sua vez irá salvar das feridas emocionais da guerra pelo menos um fuzileiro, o tenente-coronel Jay Kopelman.

Opinião:

Este livro, trata-se de uma relação perfeita entre um cão e seu dono, sei que já há vários títulos de livros e até filmes que se tratam do mesmo assunto, porém, este livro tem o seu diferencial, pois não nos mostra apenas a relação propriamente dita mas também as dificuldades desta, pois o cão é encontrado no meio dos escombros de uma guerra extremamente violenta num local onde não era permitido os animais de estimação. Então, o seu melhor amigo, o tenente-coronel Jay Kopelman é obrigado a encontrar uma forma de continuar a ajudar Lava, já que ambos tornaram-se inseparáveis com algumas horas de convivência. Porém esta tarefa, de salvar o cãozinho torna-se mais difícil do que era esperado por Jay, pois ele quando termina a sua missão no Iraque irá voltar para sua casa na Califórnia e não quer se separar de Lava, claro. E levá-lo junto para os Estados Unidos não é nada fácil já que arranjar os documentos necessários revela-se uma tarefa bastante complicada, mas nada desanima Jay e seus amigos, dispostos a ajudá-lo.
É um livro muito emocionante e consegue mostrar-nos de forma bastante próxima a fidelidade de um animal ao seu dono, o amor que há entre eles desde o primeiro minuto que estiveram juntos. Ajuda-nos também a perceber que esta amizade pode ser maior do que uma amizade entre duas pessoas, muitas vezes, pois mesmo sem falar, Lava diz tudo o que sente com o seu olhar e a suas atitudes, é um cão com bastante personalidade que não abandona o seu dono mesmo nas horas mais difíceis quando tudo parecia estar perdido e faz questão de não deixá-lo desistir de perseguir os seus objetivos pois com o seu apoio, os dois podem realizá-los juntos.



quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

O blog começou a ler




Título: De Bagdade, com amor...
Autor: Melinda Roth
Editora: Porto Editora

Opinião: Linger - Um Amor Adiado



Sinopse:

Em Shiver, Grace e Sam descobrem-se um ao outro. Agora, em Linger, terão de lutar para ficarem juntos. 
Para Grace, isto significa desafiar os seus pais e guardar só para si o segredo sobre o perigo que corre. Para Sam, isto significa lutar contra o seu passado como lobisomem... e descobrir uma forma de sobreviver no futuro.


Opinião:

O segundo livro da série Os lobos de Mercy Falls, uma das minhas séries favoritas não ficou, com certeza, nada atrás de seu antecedente, Shiver. Embora a autora tenha corrido um risco bastante elevado com as mudanças que fez, na minha opinião para a alegria dos fãs da série, acertou em cheio. Conseguiu mostrar toda a garra de suas personagens. É um livro extremamente forte, conseguindo nos cativar a cada palavra, fazendo-nos arrepiar a cada frase. Um livro para não largar até chegar a última palavra. 
O ponto mais forte do livro é a sua protagonista, Grace, que regressou muito mais madura, confiante e segura de si, que consegue impor as suas vontades mesmo acima de seus pais e qualquer pessoa que decida pará-la, Grace foi uma personagem muitíssimo corajosa e diria até ousada e radical, um pouco diferente de Shiver porém, melhor. Sam continua deixando-nos sempre boquiabertos com as suas revelações e ações, o seu amor e de Grace mostrou-se agora um amor entre adolescentes, todavia um amor bastante adulto e maduro sem barreiras, isto deve-se ao amadurecimento das personagens e das suas constantes confirmações de que realmente pertencem um ao outro. 
Um aspeto que me deixou bastante intrigada e um pouco receosa foi quando soube que, para além de Grace e Sam como narradores, Isabel e Cole também teriam os seus pontos de vista mostrados. Entretanto foi um grande alívio e muito interessante ter também essas duas figuras como narradores pois também formam um par, não como Grace e Sam, e talvez este contraste de romances - maduro e imaturo - é o que nos mantém tão conectados ao livro, foi sem dúvida nenhuma, uma ideia brilhante de Maggie, que mais uma vez conseguiu surpreender-nos a todos e fazer magia com as palavras. 
Considerem este livro mais do que recomendado, pois é uma leitura extremamente cativante e muito especial.


quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O blog começou a ler




Título: Linger - Um amor adiado.
Autor: Maggie Stiefvater
Editora: Ediorial Presença

Sorteio: "Ter alma é um cliché"

Ter alma é um Cliché

O blog tem para vos oferecer o livro "Ter alma é um cliché" de Etta Pandora, publicado pela Chiado Editora.
Para ganhar o exemplar envia um e-mail com: nome, morada e nick de seguidor do Blog (sendo obrigatoriamente seguidor) para cdulc.blog@gmail.com 

O sorteio será realizado a partir do random.org

Poderá participar as vezes que desejar até o dia 31 de Janeiro

Está disponível a opinião no site, poderão consultá-la.


Boa sorte a todos os participantes !